O cadinho de porcelana é um pequeno recipiente de forma que se assemelha muito a de um pote, e sua principal utilização é para o aquecimento de sólidos a temperaturas realmente elevadas, embora possa ter diferentes aplicações em um ambiente laboratorial.
Em relação à sua composição, o cadinho pode ser composto de metal ou cerâmica. Em geral, os cadinhos utilizados em laboratórios são os feitos de cerâmica, especialmente de porcelana.
Vale destacar que, embora a maioria dos cadinhos seja reutilizável, algumas reações químicas podem danificar o produto, causando alterações estruturais ou o aparecimento de manchas. Quando isso acontecer, é indicado que a ferramenta seja descartada.
Por sua utilização mais comum estar associada a produtos aquecidos diretamente no bico de bunsen, os cadinhos de porcelana são muito resistentes ao calor. Entretanto, é essencial que o operador sempre leve em consideração a resistência mecânica do recipiente e, principalmente, do tipo de material que sustentará o cadinho em aquecimento.