Anatomia é o nome de um campo científico que se dedica a estudar a estrutura física dos seres vivos, o que inclui: órgãos internos e externos, tecidos e sistemas, bem como a organização, aparência e posição de cada um desses itens. Embora este campo da biologia se dedique a estudar e observar essas estruturas em praticamente todos os seres vivos (animais e vegetais), o termo geralmente é utilizado como sinônimo de Anatomia Humana.
O corpo humano é um universo fascinante, e o estudo de sua anatomia é essencial para diversas áreas da saúde. Isso porque o conhecimento a respeito da estruturação e funcionamento do corpo humano possibilita diagnósticos mais precisos e o desenvolvimento de tratamentos médicos mais eficazes. Para ajudar nos estudos e pesquisas, os materiais de apoio são essenciais, especialmente quando se trata de uma estrutura delicada como o cérebro.
O cérebro é o centro do sistema nervoso central — um dos mais complexos de todo o organismo, uma vez que se responsabiliza pelo funcionamento do corpo. Por meio desse sistema, composto por células nervosas e neurotransmissores, o cérebro se comunica com o restante do corpo, recebendo informações, formulando soluções e entregando ordens, em um processo de comunicação constante.
Agora mesmo, enquanto você está lendo esse artigo, seu cérebro está processando essa informação e armazenando o produto deste processo. Se essa máquina parar, todo o corpo humano perde a funcionalidade. Como não ficar fascinado com a possibilidade de estudar a anatomia do cérebro humano e poder, baseado num modelo anatômico, ter uma visão de como ocorrem todos esses processos?
Os modelos anatômicos são ferramentas educacionais que imitam determinada estrutura interna ou externa do corpo, permitindo uma boa visualização dos mecanismos e interações entre as partes. Desse modo, é possível estudar e entender o funcionamento do corpo humano de maneira mais completa.
Trata-se de uma réplica que substitui o uso de corpos de verdade, eliminando a necessidade de utilizar soluções conservantes para evitar a deterioração do objeto de estudo — produtos que acabam modificando consideravelmente o aspecto normal do corpo e dos órgãos. Além disso, a utilização dos modelos anatômicos garante que os estudantes e professores não estejam expostos a possíveis agentes contaminantes presentes no cadáver em análise.
O uso desses modelos, portanto, garante o estudo anatômico de maneira segura e saudável, sem que haja prejuízos ao conhecimento adquirido. A Prolab oferece diversos tipos de modelos anatômicos e simuladores que auxiliam no aprendizado, proporcionando uma visualização precisa e realista dos mecanismos demonstrados. Confira os modelos anatômicos para estudo do cérebro humano e solicite um orçamento!