A balança semi-analítica é um instrumento que serve para realizar a medição de massa de corpos e objetos, podendo ser usada para inúmeras áreas. A balança analítica, por sua vez, é um equipamento laboratorial muito usado pela indústria farmacêutica — que precisa de precisão para terminar a massa em análises químicas com quantidades absolutas e quantidades relativas.
A diferença básica entre uma balança analítica e semi-analítica está na quantidade de casas mostradas após a vírgula: a balança semia-nalítica tem três casas decimais, enquanto a balança analítica mostra mais de três casas após a vírgula. Ambas podem ser utilizada com capelas de proteção para impedir que fatores externos influenciem na pesagem.
A balança semianalítica é muito utilizada em indústrias químicas, alimentícias, microbiológicas e farmacêuticas, assim como em laboratórios de universidades. Seus modelos chegam a trabalhar com até três casas decimais, que variam do modelo encontrado e pelo nível de precisão desejada pelo cliente.
Algumas são equipadas com mecanismo UniBloc, que oferece respostas mais rápidas para o operador, que pode identificar com mais rapidez e exatidão durante o manuseio. Há modelos que oferecem conversão de unidades, com um toque simples na tela é possível ter outra modalidade de avaliação.
O local em que ela será colocada é muito importante para a qualidade da medição. É preciso que ela fique em locais onde não haja luz solar e nem incidência direta de correntes de ar e até mesmo do ar condicionado, uma vez que há uma série de fatores que podem influenciar na medição.
O ideal é que tanto a balança analítica como a semi-analítica fiquem em salas especiais de pesagem, com temperatura e umidades mais controladas. Dessa forma, haverá o menor desvio possível do valor encontrado na medição.
As balanças para laboratório são usadas para medir massa com o máximo de exatidão, oferecendo resultados mais confiáveis e seguros. O instrumento é delicado e requer uma manipulação especial, com o máximo de técnica e cuidado para garantir a medição correta sem danificá-lo.
Para manter a qualidade do equipamento, confira algumas de manipulação do dispositivo:
O local da pesagem é fundamental para sua manutenção e a qualidade da medição. É preciso observar se há janelas, o tipo de piso, corrente de ar, possibilidade de choques e vibrações, a qualidade da luz e se há entrada de luz solar no local. Todos esses itens podem afetar a o funcionamento da balança e alterar o resultado medido.