Duas vidrarias importantes para o laboratório são o Funil de Büchner e o Kitassato. Em conjunto, eles filtram líquidos que possuem resíduos sólidos em suspensão, uma ação extremamente útil para o processamento de substâncias químicas e algumas soluções. Entenda melhor o que é e qual a função de cada um desses equipamentos a seguir:
O Funil de Büchner é, como o nome diz, um funil fabricado em porcelana que recebe um revestimento esmaltado, de maneira que a substância despejada sobre ele não sofra nenhum tipo de reação química ao entrar em contato com a superfície. Sua função dentro do laboratório é garantir a filtragem a baixas pressões.
O Kitassato, por sua vez, é um tipo de vidraria para laboratório de química que possui formato de pirâmide. O topo conta com uma abertura por onde um funil é acoplado, enquanto na lateral há um pequeno tubo que pode ser ligado a uma máquina que cria vácuo ou suga a substância dentro desse tubo de vidro. Esse item é essencial para qualquer laboratório que trabalha com grandes volumes de substâncias, uma vez que não é um instrumento de precisão e é mais utilizado para misturas.
Essa dupla é extremamente conhecida nos laboratórios, sendo que o Kitassato geralmente é utilizado como o receptor da substância que é despejada no funil. O esquema de montagem é o seguinte: o funil de Büchner é encaixado no topo do Kitassato, e possui uma borracha de vedação para que o ar e impurezas não entrem no recipiente.
A abertura lateral do Kitassato é ligada a uma máquina que cria vácuo dentro do vidro, de maneira que a pressão interna seja menor que a externa, forçando a substância a passar pelos poros finíssimos do funil. Ambos os instrumentos são feitos de materiais que resistem ao calor, de maneira que podem trabalhar mesmo com substância em altas temperaturas.
O Kitassato não é considerado uma vidraria de precisão, e as marcações de volume servem para dar ao químico uma noção de quanto líquido está sendo filtrado, mas não é recomendado para procedimentos que necessitam de uma quantidade exata. Sua principal função é o armazenamento de substâncias e, em conjunto com o Funil de Büchner, se torna um equipamento essencial para todos os laboratórios.