A água é um elemento essencial para a vida e que pode ser encontrado em abundância na natureza. Porém, este líquido geralmente está em contato com diversos elementos como microrganismos, dejetos e todo tipo de matéria sólida ou orgânica. Para que esta água seja consumida pelos humanos e utilizada em processos industriais e laboratoriais, portanto, é necessário que ela seja purificada.
Há diversas escalas de pureza, sendo que cada nível é indicado para um tipo de consumo. O processo de destilação da água é o processo de purificação mais completo e sofisticado que existe atualmente, uma vez que garante a pureza absoluta do conteúdo. É aplicado em situações que exigem que não haja nenhum tipo de elemento na água.
No âmbito caseiro, é muito comum que as pessoas fervam a água antes de utilizá-la, justamente com esse intuito de eliminar impurezas. Quando a água presente em uma chaleira entra em ebulição, o vapor começa a sair pelo bico da chaleira. Se o fogo não for desligado, a água vai evaporar por completo e restará na chaleira apenas os resíduos sólidos que estavam no líquido.
Neste contexto, imagine que você pudesse capturar esse vapor e submetê-lo ao resfriamento. Ele retornaria ao estado líquido, porém sem as eventuais impurezas, que ficaram na chaleira. O processo de destilação da água é muito parecido com esta situação e, para que isso seja possível, é utilizado um destilador.
Em um destilador de água tipo Pilsen, a água é levada a uma caldeira responsável por aquecer o líquido até a ebulição. Em seguida, o vapor decorrente deste processo é condensado e convertido em líquido totalmente purificado, sem a presença de microrganismos e com alto grau de pureza.
Essa água é utilizada como solvente e reagente em laboratórios e indústrias, além de servir na esterilização de autoclaves. Apesar de purificada, a água destilada não perde totalmente os sais minerais, pois o processo não é capaz de realizar a separação completa.
A água destilada não faz mal algum ao ser humano, mas seu consumo não substitui a água mineral. O destilador de água não tem a finalidade de preparar a água para o consumo humano, pois a destilação pode retirar inúmeros sais minerais que são fundamentais para o funcionamento do organismo humano.
Existem dois tipos de processo de destilação de água, conheça a seguir as diferenças entre destilação simples e destilação fracionada:
A destilação simples é aquela que ocorre da forma como descrita acima, acontecendo em duas fases: ebulição e condensação. Primeiro a água é aquecida e transformada em vapor que, em seguida, é resfriado até voltar ao estado líquido. Produz uma água livre de resíduos sólidos e quimicamente pura.
A destilação fracionada é aplicada quando a água a ser purificada está misturada com outro líquido. Neste caso, é preciso conhecer o ponto de ebulição dos dois líquidos, de modo a induzir uma temperatura em que somente a água evapore e siga para o processo de liquefação.