Autoclave é o nome de um equipamento usado para esterilização de instrumentos de laboratórios químicos, industriais, farmacêuticos, hospitais e de salões de beleza. Trata-se de um dispositivo essencial para a saúde e segurança de todos, uma vez que utiliza vapor úmido para eliminar agentes contaminantes de materiais que entraram em contato com sangue, pele ou superfície com algum tipo de sujeira.
Existem diferentes tipos de autoclave, sendo que alguns são apresentados na versão vertical e outras na horizontal. O que as distingue é que o equipamento vertical apresenta a porta na parte de cima, e os instrumentos ficam armazenados na vertical, enquanto a autoclave horizontal tem a porta em um dos lados.
Antes de ligar a autoclave, é preciso colocar água nela e posicionar o cesto perfurado dentro do equipamento (essa é a estrutura em que serão depositados os instrumentos a serem esterilizados). Ligue o aparelho no máximo e, em seguida, abra a válvula de expulsão do ar, cuja mangueira deve estar apontada para fora do ambiente. Espere começar a sair vapor para fechar a válvula.
Quando o aparelho alcançar a temperatura de trabalho desejada, mude o funcionamento do dispositivo para “médio” e comece a contar o tempo para cada instrumento. A maioria dos materiais a 121º exige de 10 a 15 minutos para serem esterilizados. Depois desse tempo, desligue completamente a autoclave. Abra a válvula para que o vapor saia e a pressão diminua mais rápido. Só se pode abrir a autoclave quando a temperatura chegar a 100ºC, e a pressão a 0.