O potencial hidrogeniônico, comumente chamado apenas de pH, é uma escala numérica que indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Para realizar a medição do pH, são utilizados indicadores que mudam de cor quando entram em contato com os íons de uma solução, indicando se ela é ácida ou não.
Prático e eficiente, o papel de tornassol pode ser encontrado nas cores azul e vermelha. O tornassol azul é usado para testar ácidos, mudando para uma coloração vermelha quando entra em contato com substâncias ácidas. O papel de tornassol vermelho faz o caminho contrário: se torna azul na presença de bases.
Indicador sintético que é adicionado às soluções para indicar seu pH. Ao ser dissolvido em solução incolor ácida, a fenolftaleína também fica incolor. Quando o meio é básico, a solução de fenolftaleína muda para uma cor rósea, que pode variar de tonalidade clara a escura.
Muitos indicadores naturais podem medir a acidez ou alcalinidade de uma substância. O suco do repolho roxo, por exemplo, ao entrar em contato com uma solução neutra tem a cor roxa, mas varia entre vermelho e amarelo de acordo com o pH.