É muito comum encontrarmos profissionais da área de administração de empresas, farmácia e bioquímica e biomedicina com o sonho de montar seu próprio laboratório de análises clínicas. E realizar esse sonho não é impossível, pois basta ter uma boa verba para iniciar o negócio, bem como respeitar as normas que sua cidade e estado estabelecem e colocar literalmente mãos à obra.
Hoje em dia, não importa o tamanho do seu município, certamente você encontrará algumas opções de laboratórios de análises clínicas, e vale a pena visitar cada um e tentar descobrir o que eles ofereçam de melhor. Muitos detalhes devem ser pesquisados, principalmente o que diz respeito à legislação, já que é primordial operar de forma correta e idônea para não correr o risco de ter o mesmo fechado.
O que é necessário para montar um laboratório de análises clínicas:
É importante ter em mente o fato de que conseguir parceria com planos de saúde fará com que o seu negócio deslanche com mais facilidade, uma vez que nem todos os clientes poderão pagar os exames em dinheiro. O cadastramento no SUS (Sistema Único de Saúde) também é interessante, e para entender mais como funciona esse processo basta acessar a página da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na internet, clicando aqui: www.ans.gov.br.
Os profissionais que vão atuar neste tipo de estabelecimento podem coletar e realizar procedimentos de amostras de sangue, estudar exames de urina, fezes, e tantos outros. O registro de pacientes, o acompanhamento de faturamento, confecção de guias para envio aos planos de saúde e outros detalhes burocráticos também farão parte do dia a dia de um laboratório de análises clínicas.
Por fim, você necessitará de diversos equipamentos, tais como colorímetro fotoelétrico, autoclave, agitador orbital, estufa de esterilização, destilador em inox de água, centrífuga clínica, aparelhos específicos para exames parasitológicos, etc.