O AGAR BATATA DEXTROSE , também conhecido pela sigla BDA, é um meio de cultura muito utilizado no mundo da produção de alimentos, com a finalidade de ajudar na contagem de fungos e leveduras.
Ele é rico em açúcares simples provenientes da batata e, por isso, pode ser utilizado como local de crescimento e cultura para diferentes tipos de microrganismos.
O agar batata dextrose apresenta características diferentes de quando está preparado e em pó. Quando em pó possui uma aparência clara, homogênea e fluida, enquanto pronto ele apresenta cor âmbar e levemente opaca.
Preparação:
Suspender 42 g de pó em 1 litro de água destilada ou deionizada. Aquecer até ferver dissolvendo completamente. Esterilizar em autoclave a 121°C por 15 minutos. Resfriar em temperatura ambiente. Ajustar o pH para 3,5 ± 0,1 através da adição de solução de ácido tartárico esterilizado 10%.
Especificações Técnicas:
Composição g/L
Infusão de Batata 200,0
Glicose 20,0
Agar 17,0
pH Final= 5,6 ± 0,1 a 25°C
Aparência do AGAR BATATA DEXTROSE
Desidratado: Pó bege claro, fluído e homogêneo.
Preparado: Meio ambar claro e levemente opalescente.
Controle de Qualidade:
Microrganismos ATCC Crescimento
Aspergillus niger 16404 Bom
Candida albicans 10231 Bom
Saccharomyces cerevisiae 9763 Bom
Armazenamento:
Armazenar entre 10-30°C, em um ambiente seco, em sua embalagem original bem fechada. Utilizar antes da data de validade informada no rótulo ou até que os sinais de deterioração ou contaminação sejam evidentes. Armazenar as placas preparadas entre 2-8°C.
Descarte:
Não descartar em esgotos ou lixos domésticos. O produto deve ser tratado conforme as regulações oficiais administrativas. Soluções em excesso e não recicláveis destinar para empresa responsável. As embalagens contaminadas devem ser eliminadas como produto não utilizado.
Registro ANVISA:
Produto não passível de registro e/ou cadastro.
Sinônimos: Potato Dextrose Agar, B.D.A, P.D.A, Agar Batata Dextrosado.