Um dos materiais mais utilizados em laboratórios, o frasco de Erlenmeyer (chamado também de balão de Erlenmeyer) é fundamental para diversos procedimentos que envolvem soluções químicas, como ácidos e outras substâncias, permitindo que sejam observadas reações e analisados diferentes processos químicos.
O formato do frasco de Erlenmeyer é bastante característico, com um fundo achatado e uma base larga com um afunilamento em sua boca — o que proporciona uma maior segurança durante o manuseio deste tipo de vidraria para laboratório, uma vez que evita a ocorrência de respingos e queda de produtos. Este formato peculiar também permite que o frasco de Erlenmeyer seja agitado para que haja a mistura de produtos em seu interior.
Outra característica do frasco de Erlenmeyer referente a seu formato está relacionada ao seu uso com solventes voláteis: graças à sua forma de balão, estes solventes não evaporam, permitindo a realização de diferentes experiências e misturas.
Há, ainda, a possibilidade de que o frasco de Erlenmeyer seja tampado — evitando, assim, que haja contato do ar com os produtos em seu interior. Desta forma, sem a aeração, não há a influência externa sobre os produtos, permitindo que compostos mais sensíveis possam ser trabalhados sem qualquer problema.
Apesar de toda sua versatilidade em laboratórios e importância para diversos procedimentos, o frasco de Erlenmeyer possui algumas limitações, sendo que a principal delas é a incapacidade de ser utilizado para medidas precisas, apenas para as aproximadas.
Devido à sua versatilidade, o frasco de Erlenmeyer possui uma utilização bastante variada em laboratórios químicos. O uso mais comum é no processo conhecido como titulação, um processo utilizado quando há a necessidade de determinar a concentração de uma substância em mol/L.
Neste procedimento, o uso do frasco de Erlenmeyer é fundamental para que a titulação apresente o efeito desejado e possa haver a determinação da concentração de qualquer produto. Vale lembrar, entretanto, que são necessários outros materiais e produtos para que a titulação seja feita.
Além do frasco de Erlenmeyer e do produto que terá a concentração definida no processo (titulado), é necessário um indicador ácido-base, uma solução da qual já se sabe a concentração (titulante) e uma bureta. Confira a seguir o passo a passo de uma titulação ácido-base realizada em laboratório: