O balão volumétrico é do um recipiente amplamente utilizado em laboratórios para o preparo e medição de líquidos que exigem exatidão e precisão de seus volumes. Seu diferencial para as buretas e pipetas está no tamanho: uma vez que é maior, o balão volumétrico é geralmente usado quando o volume é muito grande para caber em buretas ou pipetas.
Anatomicamente, o balão volumétrico apresenta um formato muito similar ao de uma pêra, exceto pelo fundo grande e plano, e pelo pescoço — que possui forma cilíndrica. Esse pescoço possui uma linha com marcações, que serve justamente para medir e determinar a volumetria de líquidos. Seu topo possui uma tampa plástica ou rolha de vidro, para abertura e fechamento.
A maioria dos balões volumétricos utilizados em laboratório é constituída de polipropileno, e eles podem apresentar tamanhos e volumes variados. Os mais utilizados variam de 50 a 1000 mililitros.
Os balões volumétricos também se diferenciam quanto ao fundo, que pode ser chato ou arredondado. O primeiro tipo pode ser apoiado em superfícies planas e é utilizado para realizar reações com liberação de gases. O balão de fundo redondo, por sua vez, é aplicado em sistemas de refluxo e evaporação, geralmente acoplado a um equipamento rotaevaporador.