A balança de precisão é um dispositivo de elevada sensibilidade, utilizado para medir a massa de sólidos e líquidos não voláteis com alto grau de precisão. Este é um item indispensável em laboratórios de modo geral, uma vez que muitos procedimentos necessitam de amostras em quantidades exatas.
O mercado possui duas opções de balança de precisão: a balança analítica e a semianalítica, sendo que a diferença básica entre elas é o grau de precisão dos resultados. O modelo analítico tem precisão de 0,1 micrograma à 0,1 miligrama, enquanto a balança semianalítica tem precisão até 0,001 gramas.
Por conta de sua alta sensibilidade, a balança de precisão deve ser sempre utilizada em um ambiente totalmente fechado e neutro. Isso porque variações de temperatura, umidade, correntes de ar, exposição direta à luz e vibração podem alterar significativamente os resultados de leitura.
Para que a balança de precisão obtenha os resultados corretos, é fundamental que ela esteja devidamente calibrada. A calibração deve ser realizada sempre antes da primeira pesagem do dia, ou sempre que houver variações de temperatura no ambiente em que a balança se encontra.
Para a calibração, o prato da bandeja deve estar vazio e limpo e, caso o visor não esteja apresentando o valor zero, deve-se tarar a balança para zerá-la. Em seguida, basta utilizar pesos padrão para realizar a calibração.