A capela de exaustão é um EPC, equipamento de proteção coletiva, considerado como essencial em todo e qualquer laboratório que exerça atividades envolvendo manipulação de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, líquidos ou partículas em concentração e quantidades perigosas ou potencialmente prejudiciais para a saúde.
Assim, além de sua notável e imprescindível importância, a primeira norma de segurança é a obrigatoriedade de toda e qualquer manipulação passível de ocasionar reação perigosa ser realizada dentro de uma capela de exaustão de gases, especificamente.
Vale destacar também que a capela de exaustão de gases é considerada como um equipamento de proteção imprescindível, todavia, caso o operador não esteja completamente familiarizado e apto com suas técnicas de uso, a sua proteção, assim como das demais pessoas, não estará completa.
No Brasil, infelizmente ainda não dispomos de normas específicas quanto a utilização e a segurança das capelas de exaustão de gases, todavia, as atividades aqui realizadas baseiam-se em normas internacionais, tal como a EN 14175.
Abaixo, listamos algumas normas de segurança para o uso e bom funcionamento da capela de exaustão de gases: